O "S" do ESG: Como ele pode impulsionar o seu negócio?
- Thais Passos
- 24 de mar.
- 3 min de leitura

Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem se consolidado como um pilar essencial para empresas que buscam sustentabilidade e impacto positivo. Dentro desse contexto, o aspecto Social (S), além de contemplar as boas práticas direcionadas ao público interno e integrantes da cadeia de produção das companhias, também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de projetos que geram benefícios diretos para comunidades locais, ao mesmo tempo em que fortalecem a reputação e a competitividade das empresas.
A norma ABNT PR 2030 propõe 5 temas com 15 critérios para o Eixo Social do ESG:
Diálogo social e desenvolvimento territorial
Investimento social privado
Diálogo e engajamento das partes interessadas
Impacto social
Direitos humanos
Respeito aos direitos humanos
Combate ao trabalho forçado ou compulsório
Combate ao trabalho infantil
Diversidade, equidade e inclusão
Políticas e práticas de diversidade e equidade
Cultura e promoção de inclusão
Relações e práticas de trabalho
Desenvolvimento profissional
Saúde e segurança ocupacional
Qualidade de vida
Liberdade de associação
Política de remuneração e benefícios
Promoção de responsabilidade social na cadeia de valor
Relacionamento com consumidores e clientes
Relacionamento com os fornecedores
A implementação de iniciativas sociais no contexto do ESG pode tratar, direta ou indiretamente, da grande maioria desses temas, especialmente quando alinhadas às diretrizes e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Projetos que incorporam esses princípios podem abranger áreas como educação, qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e à economia criativa, inclusão social por meio do esporte e cultura, entre outros.
Além de impactar diretamente a vida das pessoas, essas ações criam redes potentes de transformação social e fortalecem a relação das empresas e das instituições com o território onde atuam. Dessa forma, ao integrar o S do ESG em suas estratégias, as organizações não apenas promovem bem-estar coletivo, mas garantem sua sustentabilidade a longo prazo, tornando-se agentes de mudança para um mundo mais justo e equilibrado.
A agenda ESG tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. Segundo o Mapa ESG Brasil, entre 2020 e 2023, houve um aumento de 79,4% no número de empresas que adotaram essa abordagem, demonstrando o crescente reconhecimento da importância das práticas sociais dentro da estratégia empresarial.
Principais Práticas Sociais:
O pilar Social da agenda ESG engloba iniciativas relacionadas à responsabilidade social, gestão do trabalho, relacionamento com consumidores e ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). De acordo com o estudo, as principais ações implementadas pelas organizações incluem:
Capacitação e desenvolvimento de funcionários – 62%
Promoção de uma cultura organizacional inclusiva – 58%
Geração de emprego, renda e fortalecimento da economia local – 50%
Parcerias com ONGs e apoio a projetos sociais – 48%
Programas voltados ao desenvolvimento comunitário – 45%
Engajamento ativo da comunidade local – 38%
Incentivo ao voluntariado corporativo – 32%
Além disso, um aspecto crucial para os projetos são os investimentos na diversidade das pessoas envolvidas, especialmente nas funções de decisão e gestão. Isso porque, garantir representatividade não só melhora a identificação do público com as iniciativas, mas principalmente favorece a criação de conexões genuínas e sustentáveis, essenciais para gerar impactos reais e duradouros. A 3 Apitos tem um Ecossistema de projetos bem diverso, que tem os ODS como princípio de atuação. Conte com a gente para implementar mudanças significativas nas comunidades onde sua empresa está atuando!
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